domingo, 11 de setembro de 2011

E você, onde estava no 11 de Setembro?

(post agendado)

Há precisamente 10 anos atrás estava eu no Colombo com a minha turma do curso de Vitrinismo. Chegámos cedo, às 10h, mal aquilo abria. Daí a menos de uma semana estaríamos todos a viajar para Roma e eu precisava de comprar moeda italiana. Era a minha primeira viagem ao estrangeiro, depois de 19 anos a coleccionar revistas de embaixadas e recortes de panfletos, só a ideia de pisar um avião já era entusiasmante por si.

Passámos à porta de uma loja tipo Singer e estava um grupo enorme de pessoas coladas à montra. As imagens em todas as televisões repetiam a mesma cena: os aviões a chocar com as torres. Juro que naquele momento não se fez luz na minha cabeça. Não percebi qual o entusiasmo (ninguém percebeu), achei que era um filme, um anuncio qualquer e virei costas. Antes do almoço já nós estávamos de volta à escola.

Estávamos todos a trabalhar no atelier, quando um a um, começamos a receber telefonemas de família a perguntar se a nossa viagem para Roma ainda estaria de pé, já que estavam a fechar todos os aeroportos. Só aí me caiu que aquelas imagens eram verdadeiras. Nunca na minha imaginação seria possível um avião com pessoas chocar contra um edifício enorme com pessoas dentro.

Passados poucos dias os aeroportos reabriram (com medidas de segurança excepcionais) e foi assim, que eu fui a Roma e não vi o Papa, porque o senhor estava escondido num bunker qualquer, por causa do 11 de Setembro. E eu bem que tentei, Domingo de manhã estava eu no Vaticanos à espera da missa e nada.

E vocês, ainda se lembram onde estavam?

3 comentários:

  1. Nesse dia estava em casa da minha avó a ver tv, acho que uma novela qualquer daquelas que dão depois do almoço. Ao início, juro que pensei que a novela tivesse acabado e estivessem a dar um filme. Tinha 11 anos, não estava a perceber o que realmente tinha passado. Infelizmente não era um filme...
    Também não consigo evitar uma lágrima quando tento imaginar o que aqueles inocentes devem ter pensados nos seus últimos minutos de vida, a saber que não tinham salvação possível. E tudo isso gera em mim uma revolta tão grande... É a (falta de) Humanidade que temos.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  2. Eu nesse dia tinha chegado a Beja. Tinha ido passar uns dias a Mafra (a casa da minha amiga e colega de quarto). Chegamos à casa de Beja e recebo um telefonema de um colega. Ele dizia-me para ligar a televisão...liguei e fiquei de boca aberta. Depois fomos a uma pizaria perto de casa, pois o assunto era sempre o mesmo...o ataque dos terroristas, as mortes, o horror...

    ResponderEliminar
  3. Não quero desapontá-la, mas tudo começou pouco antes das 14h em Lisboa... É impossível ter visto as imagens de manhã...

    ResponderEliminar

Digo eu de que: