terça-feira, 27 de setembro de 2011

Escócia



O País é exactamente aquilo que imaginava : verde, castelos, lagos. É um Pais de campo, com pequenas e médias cidades, tipicamente britânicas com a sua organização e telhados escuros. 10min depois de sair de Edimburgo e já se vêem campos de cultivo, vacas, ovelhas, cavalos, que passeam livremente sobre grandes extensões. Edimburgo é bonita e acolhedora, Glasgow é, imagino eu, onde maioria das pessoas vive e trabalha, muito mais urbana e cinzenta. Estão à mesma distância que Lisboa e Sintra (ligadas por um comboio tão confortável que fomos perguntar se não estaríamos por engano na 1ª classe), mas são ambas cidades evoluídas.

Em qualquer casinha se vê um jardim com rosas e flores coloridas, o normalérrimo por lá e que por cá eu dava o dedo mindinho para ter. O tempo é instável, mas ainda assim tive muita sorte, só um dos dias apanhei chuva que me obrigou a estar agarrada a chá e scones num visitor centre.

Levava mil e uma encomendas de kilts e homens de kilt mas o que os escoceses não têm em beleza (o Sean Connery é publicidade enganosa) têm em simpatia e alegria. Até no trânsito são um exemplo de civismo, calmos, cedem passagem facilmente, tornando a condução à esquerda um pouco menos horrível e perigosa. Tenho mais pena deles quando vêem para cá, que além de terem de conduzir ao contrário do que estão habituados, têm que vir preparados para a guerra e ninguém os avisa.

O que não estava à espera, era ficar tão impressionada pelas Highlands. Mais do que todos os filmes que se possam ver, fotografias que eu possa mostrar, só estando lá irão sentir a verdadeira dimensão daquelas montanhas, que têm realmente qualquer coisa de mágico.

Se gostam de Natureza, a Escócia é um óptimo País para visitar. Mas sublinho que, com excepção das Highlands e dos castelos em cada esquina, a maioria das paisagens fizeram-me relembrar os Açores, o "tesouro" que quase ninguém conhece, nem mesmo os portugueses.

5 comentários:

  1. Quero tantooooo ir à Escócia - e provavelmente mais depressa vou à escócia que a NY... só por motivos de t€mpo, claro está!

    ResponderEliminar
  2. Se eu pudesse escolher um país para viver seria a Escócia. É linda e as pessoas são um amor. Nada a ver com os broncos que temos os aqui...
    Bjs*

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda só pude visitar a parte de baixo mas cheira-me que quando visitar essa parte, vou apaixonar-me novamente pelo Reino Unido (sim, que isto de dizer Inglaterra tem muito que se lhe diga)

    ResponderEliminar
  4. Karina, é o t€mpo é lixado. Mas podes sempre ir a NY e andar a comer sandes todos os dias :P

    Nightwish, quando bebem demais os escoceses também se assemelham muito aos broncos que temos por cá. No entanto fiquei mesmo admirada pela simpatia, mesmo na condução!

    Corina, do Reino Unido (dizes muito bem, na Escócia eles nem gostam que digamos que é "english breakfast", mas sim "scotish breakfast" :P ) o interesse já vem de há muito. Quando visitei Londres adorei e a Escócia não me desiludiu. Cada vez mais acho que se tivesse que sair do Portugalinho, migrava para o UK. Gostava de ir à Irlanda também, aquele verdinho todo atrai-me muito :)

    ResponderEliminar

Digo eu de que: