quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O imposto dos ricos

Tenho mixed feelings sobre aquele suposto imposto a aplicar aos ricos. Dizer que os ricos também têm que apanhar com a crise é um bocado parvo, porque os impostos vão aumentando proporcionalmente conforme o escalão remuneratório vai subindo. E o ultimo escalão corresponde a 46% de imposto, o que eu acredito que doa no orgulho, independentemente de quantos zeros tenha o ordenado.

Parece-me uma medida mais simbólica do que prática ou sequer justa. Se os ricos querem pagar mais, força. Acho que o podem fazer moralmente, tal como cada um de nós deve ajudar quem tem menos (e maioria não o faz. E quem não o faz a ganhar 1000€, não vai ter essa boa vontade quando ganhar 10000€. Eu pelo menos não acredito). Agora, se os ricos têm essa obrigação, se é isso que vai resolver o problema, já tenho eu sérias dúvidas.

Visse eu o Estado realmente interessado em encontrar as pessoas que ganham 5000€ por mês e declaram 500€ e eu já acharia de uma justiça irrepreensível. Eu não tenho nada contra os ricos. O mal deste Portugalinho é ganharmos todos tão pouco.

3 comentários:

  1. Era encontrar as pessoas que ganham 5000€ por mês e declaram 500€ e fazer com que os filhinhos deles em vez de terem 500€ de bolsa universitária tivessem zerinhos, em vez de mandarem 500 ou 600 alunos para casa porque não lhes foi atribuída bolsa porque, supostamente, têm dinheiro suficiente para pagar os estudos... Isto só mesmo na Portugalândia.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o que escreveste!

    ResponderEliminar
  3. Nightwish, sim conheci alguns na faculdade assim. Eu própria fiz o curso praticamente todo com bolsas e tinha colegas que recebiam muito mais por causa disso.

    ResponderEliminar

Digo eu de que: