sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Toda a gente é a favor do comércio local

Mas às vezes parece-me que o comércio local não está muito a favor de si próprio. Ontem, às 19h30 eu cheguei à Guerra Junqueiro. Estava tudo fechado. Até a Pull já estava a fechar portas. Tirando a Zara (e acho que a Mango) que fecham às 20h, tudo ali fecha cedíssimo. Até consigo aceitar que a Guerra Junqueiro não seja central o suficiente para se darem a grandes maçadas. Mas eu sei que o panorama no Chiado não é muito diferente. E apesar da chuva que cai, a verdade é que ainda não anoitece muito cedo e isso é um ponto a favor do comércio de rua. Nem vos conto quantas vezes acabei a entrar na livraria Barata na Av. Roma, porque está aberta a horas em que mais nada está, quando vou a caminho de casa.

Os comerciantes queixam-se muito, mas a verdade é que os shoppings adaptam-se, contorcem-se e fazer piruetas de modo a adaptar-se a quem compra. Com o comércio local é o oposto, uma pessoa é que tem de se adaptar aos horários e às vezes até ao (mau) humor de quem está a atender. Eu até sou uma pessoa que faz compras de chapéu de chuva numa mão e saco na outra e carro não tenho, por isso não preciso de estacionamento à porta. Mas ainda assim acabo a fazer compras no shopping porque o comércio de rua não se adapta a mim.

Parece-me que os comerciantes perdem mais tempo e energia a impedir que as grandes superficies ganhem terreno do que, efectivamente a fazer por ganhá-lo.

6 comentários:

  1. Cheia de razão. Gosto muito da Guerra Junqueiro e Chiado, mas tirando sábados de manhã não é possível ir lá às compras. E bendita a hora em que abriram os hiper ao domingo!

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo.
    E nunca foste expulsa de uma loja? Entrares para comprar alguma coisa e fecharem as portas atrás de ti e ignorarem-te? A mim já. E também já me vieram varrer os pés num estabelecimento onde estava a tomar um chá com uma amiga.

    ResponderEliminar
  3. Sim, também já me aconteceu não me deixarem entrar. Nessas lojinhas, os donos não têm contas a prestar a não ser a eles mesmos, por isso acham que podem fazer o que quiserem. Em Braga, quando fico lá às vezes no fim de semana, está tudo fechado, parece mesmo cidade fantasma, só mesmo no shopping, porque até no centro a coisa não é tão convidativa. Depois querem milagres... Se não se ceder um pouquinho na adversidade, quebra-se.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto da Guerra Junqueiro! É das zonas de Lisboa que mais gosto, mas além das lojas fecharem cedo durante os dias de semana, ao domingo nem sequer abrem! Enfim...

    ResponderEliminar
  5. Mnemósine, varrerem-te os pés? looool Sim a hora do fecho é sagrada. Só acho que a ideia que nos vendem do comércio local ser um sitio simpático e acolhedor, é mentira. Se já foi, morreram todos. Eu às vezes vou a uma mercearia a caminho do trabalho onde trabalham umas 4 mulheres (e aquilo é pequeno) e todas são estupidamente antipáticas.
    Mary, e aqueles carros estacionados se saissem dali ainda era uma coisa bem mais porreira!

    ResponderEliminar

Digo eu de que: