quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Expliquem-me

Em que factos ou premissas é que se baseia a guerra às "pontes"? Qual é o problema de ter um feriado à terça e tirar a segunda de férias? Ou tirar a sexta, para fazer "ponte" com a quinta feriado? Em que é que isso prejudica a mais a empresa, do que tirar essas férias noutra altura?

Não tenho nada contra alguns feriados serem "movidos" para segunda ou sexta (principalmente os que são à quarta), mas de repente (desde há uns meses) li muitos discursos inflamados sobre as "pontes" que os portugueses fazem e o drama e o horror e sinceramente não percebo, se tiram férias no dia x ou y, que isso interessa?


(sem contar com as pessoas que confundem "pontes" com as tolerâncias da função pública e acham que isto tudo é para tramar os malandros dos funcionários públicos que têm muitas "pontes")

13 comentários:

  1. Também não percebo: ou uma pessoa falta e não recebe, ou gasta um dia de férias, so what? É igual ao litro.
    Já as tolerâncias, acho mal e sempre achei. São raras as que gozei.

    ResponderEliminar
  2. As tolerâncias são um privilégio que não me parecem muito justas. A tarde de dia 24 de Dezembro parece-me aceitável, mas a partir daí..

    ResponderEliminar
  3. O problema é que numa ponte é quase todo o país que pára. A produção e serviços param. O resto da europa e do mundo bate à nossa porta e estamos fechados, enquanto que nas férias (a não ser aquelas que fecham em Agosto), as coisas são feitas para haver sempre pessoal na empresa e não interfere.
    Não?

    ResponderEliminar
  4. Bid, mas isso parece-me tão inevitável como as mulheres terem que meter baixa de maternidade para ter filhos. Nem tudo pode girar em torno das empresas. Além disso, quaisquer férias são aprovadas por superiores. Mesmo eu que estou no publico, tenho que conciliar férias com os meus colegas de modo a que esteja sempre alguém aqui e o trabalho nunca fique pendurado. Ou seja, o chefe ou coordenador é que tem o dever de impedir essas pontes, se estas atrapalharem o serviço.

    ResponderEliminar
  5. Mas mesmo que todas as mulheres de Portugal metam baixa de maternidade, fica cerca de 70% a trabalhar e o país continua a produzir e a responder às exportações, que é o que precisamos! As férias não são como as pontes. Toda a gente tem o mesmo direito, ou achas que é justo uns tirarem as férias nas pontes e os outros não? Qualquer ponte, feriado ou féria atrapalha o serviço.

    ResponderEliminar
  6. O problema não é colocar o dia de férias, o problema é darem tolerância de ponte. E aqui onde estou, somos obrigados (não é opção) a pôr dias de férias em todas as pontes - só este ano, foram 5 dias de férias ao ar à conta desta brincadeira.

    ResponderEliminar
  7. Bid, mas é tão de direito tirar um dia de férias entre o feriado e o fim de semana, como tirar esse dia noutra altura qualquer.
    Karina, no meu entender (ainda há pouco tive esta conversa com uma amiga que diz que chama nomes diferentes às coisas) tolerância implica que o dia é oferecido. A partir do momento em que te obrigam a tirar o dia, não é tolerância, é ponte (forçada :P).

    ResponderEliminar
  8. Por mim até se acabava com grande parte dos feriados e já não havia o problema das pontes. Passavam-se esses dias para férias e já não haveria problemas de produtividade nem de aborrecimento para alguns trabalhadores. A maior parte nem é cristã.. nem sabe do que são os feriados 5 de outubro, 1 e 8 de dezembro, etc.

    ResponderEliminar
  9. Bid, sim isso eu também concordo, que já ninguém liga á Nossa Senhora das não sei quantas para termos todos um feriado. Corrijo, "ninguém" será uma palavra forte. Alguém liga de certeza, mas que tire o dia de férias. Dos que disseste, só o 8 de Dezembro é religioso. Pessoalmente, ligo mais ao do Natal e nem sou religiosa.

    ResponderEliminar
  10. pensei que estava sozinha no mundo com essa duvida.

    ResponderEliminar
  11. há empresas em que as "pontes" são contabilizadas no início do ano e esse tempo é dividido pelos vários meses. Na prática os funcionários trabalham para ter 5 ou 6 dias de "ponte". A empresa fica a ganhar com funcionários mais contentes e produtivos e evita ter gastos em dias em que a ronha é mais que muita. Não vejo nada de mal neste processo.
    Eu até posso falar disto. Passa-se na minha empresa, mas eu, que trabalho por turnos, não tenho esta opção. No meu serviço há quem tenha, porque não trabalha por turnos. E acho muito bem.
    Eu quando quero fazer uma ponte/feriado tiro férias e pronto. Tal como tu não vejo qual é o problema disso. O trabalho é assegurado 5 dias por semana, seja ou não feriado.
    Tal como já te disse o problema, na minha opinião, é perder uma série de privilégios todos de uma vez. Numa fábrica que faz x peças à hora, vai haver maior produção, mas questiono-me se numa empresa de serviços as pessoas vão efectivamente trabalhar mais.
    Como todos nós sabemos, estar no local de trabalho não é sinónimo de trabalhar.

    ResponderEliminar
  12. Estou farta de tentar explicar isso às pessoas que contestam as "pontes", porque é como tu dizes, existe muita gente que confunde as "pontes" com a "Tolerãncia de ponto" que é uma coisa completamente diferente. E Bid, a empresa onde trabalho não pára por causa das "pontes" porque, por exemplo, eu só posso fazer uma ponte (com um dia de férias meu) se ficar um colega a assegurar o meu trabalho (e vice-versa).

    ResponderEliminar
  13. Aliás, informo a todos que não farei nenhuma ponte este ano, apesar das 3 possíveis pontes que se avizinham! :P

    ResponderEliminar

Digo eu de que: