quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Menina de Lisboa

Nasci em Lisboa, vivo perto de Lisboa, estudei em Lisboa e trabalho em Lisboa. Não sei o que é viver numa residência universitária ou num quarto de uma casa dividida com milhentas pessoas que não se conhece. Não sei o que é jantar na cantina todos os dias porque não apetece cozinhar. Não sei como é viver com tabelas excel coladas em portas de frigorifico com as tarefas de casa a fazer. Ainda hoje tenho colegas de trabalho da minha idade que moram em quartos e vivem neste sistema, pelo simples facto que a vida deles, família e amigos é fora daqui, Lisboa é apenas onde estudaram e arranjaram trabalho. Todos os fins de semana rumam a casa, seja lá onde for e vivem indefinidamente divididos entre cá e lá.

Tenho uma curiosidade mórbida por estas vidas. Se fosse realizadora faria um filme com elas.

5 comentários:

  1. Então não sabes o que é ir para a faculdade com febre porque pelo menos lá tens alguém que te vá comprar algo para comer. Não sabes quão horrível é a comida do refeitório, nem a falta que faz um mimo da mãe nos dias em que nos sentimos em baixo.
    Não sabes o quão horrível é quando detestamos (ou quando nos é indiferente) a nossa colega de casa.
    Não sabes o que é ter "irmãs" para a vida porque partilharam a casa contigo e te adoram e as adoras. Não sabes o que é ver o nascer do sol depois de uma noitada de estudo numa casa de estudantes enquanto se espera pelos que foram à padaria comprar pão e bolos quentinhos.
    Não sabes o que é partilhar um animal de estimação com a vizinha e ir buscá-lo para passar férias contigo quando mudas de casa.
    Não sabes o que é ter no quarto ao lado a colega de casa com o namorado novo nem o que é ser acordada às 4h da manhã porque a colega de casa/irmã se apaixonou.
    Enfim, podia continuar eternamente...

    ResponderEliminar
  2. Patrícia, claro que não sei, o post diz isso mesmo.Por não saber é que me interesso tanto por essas vidas. Eu adorava ter estudado longe de casa, mas nunca tive possibilidades para tal. E claro que sei muito bem o que é comida de refeitório, porque almoçava lá todos os dias, estava a 1h e tal de casa, querias que comesse onde?

    ResponderEliminar
  3. LOL, eu sei. Só quis partilhar um pouco as experiências e mostrar que apesar de haver muita coisa positiva também havia muitas coisas negativas. eu própria que sou (e sempre fui) muito independente e vivi longe da minha mãe desde os meus 9/10 anos (primeiro num colégio interno e depois do 8º ano a partilhar casa com uma prima) tive momentos em que teria adorado estar em casa da minha mãe. Enfim, o melhor de tudo é quando o local onde trabalhamos se transforma em nossa casa e temos tudo: amigos, família e vida. A separação é horrível. Acredita: tens sorte em ter tido sempre tudo.

    ResponderEliminar
  4. Ui, não dava para mim! Sou uma solitária por natureza e não sei dividir nem ceder... Mea culpa

    ResponderEliminar
  5. foram os piores anos da minha vida. e foram tantos :-(

    ResponderEliminar

Digo eu de que: