quinta-feira, 13 de outubro de 2011

oh passos, e aquela meia hora a mais por dia

aquilo é só para Troika ver, certo? É que eu não tenho mãos para contar o número de pessoas que conheço que dá diária e gratuitamente à empresa, 1, 2, 3h a mais. E não é por estar no contrato ou por estarem à espera (aprendem rápido) que aquilo lhes seja pago um dia por simpatia. É porque as pessoas até se sentem na obrigação de deixar as coisas feitas.

Eu detesto aquela mania de que os portugueses não produzem. Quem diz é quem é. Queres ver que os alemães não param sequer para o xixi não?

8 comentários:

  1. Me mate dá muito mais que meia hora por dia, e nem por isso ganha o trabalho extra.
    A mim, vão tirar 1/7 do ordenado. Sim, que o meu salário é o anual, aquele que declaro para impostos. Fonix, andamos a brincar, a fazer de conta?

    ResponderEliminar
  2. Eu sou das que acha que os portugueses não produzem... e vejo aqui pelo escritório, a hora de entrada é às 09h00, são 11h07 e ainda não chegou ninguém, para além de mim. E isto é todos os dias! E muitas vezes nem põem cá os pés. A ganharem cerca de 3.000 euros por mês (eu ganho 1/4 disso e estou cá sempre, além de tirar apenas 15 dias de férias por ano para não prejudicar a empresa).

    ResponderEliminar
  3. Pois, quanto a mim, diluía-se o valor dos subsídios no ordenado e passaríamos a falar em percentagens. Assim poderíamos dizer claramente que o nosso ordenado foi cortado em x %. Agora, falamos em cortar os subsídios e parece que nos tiraram a oferta da casa, o favorzinho.

    ResponderEliminar
  4. Claudia, injusto miuda, tens direito aos 22 dias! Quando nós precisamos, as empresas não tão nem aí, não vale a pena dar suor e lágrimas.

    ResponderEliminar
  5. Mas percentagem já tiraram eles :/
    E não é favorzinho nenhum p. que os pariu: é ordenado, e é o que se declara para impostos (nota-se muito que hoje não estou motivada para trabalhar?)

    ResponderEliminar
  6. O problema é que, de facto, existe uma questão grave com a produtividade. Tu produzes, eu produzo, há muito quem produza mas também há muito quem não faça nenhum e aufira igual aos outros. Assim como há muito quem fuja aos impostos.

    Pensa lá bem: onde trabalhas não há ninguém que 5min antes da sua hora já tenha o computador desligado e esteja a contar os minutos para se pôr a andar, todos os dias?

    ResponderEliminar
  7. Dúvido que alguem aqui esteja em condições de dizer ao certo quem dá o litro e quem não dá. É óbvio que há empresas e empresas e cada pessoa não conhece indivíduos suficientes para fazer uma espécie de estimativa. Por isso acho que não estão em condições de dar uma opinião sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  8. Mnemósine, mas achas que na Alemanha também não há quem se chegue mais à máquina do café do que ao computador? Acho que nos baseamos mais em mitos do que em factos reais. Muitas vezes falta de produtividade advém de falta de motivação, um problema que tanto deve apanhar portugueses como alemães. Acredito mais que a falta de produtividade se deva a falta de eficiência na gestão, vistas curtas e medo de arriscar, falta de organização das empresas, do que do gajo que está à secretária.

    Nuncafoi, há vários estudos sobre produtividade, mas teria de encontrá-los. Maioria deles reforçam a ideia que os portugueses produzem pouco. Eu só estou a dizer que os motivos para isso podem ser diferentes do que os que se habitualmente se falam.

    ResponderEliminar

Digo eu de que: