segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A mamã explica, com muitos bolds e CAPS

"Já o conselheiro de Estado Bagão Félix, apesar de concordar com a medida do governo, considera que devia ter sido feito um mix: "Em vez de se eliminar quatro feriados, podia eliminar-se dois feriados e todas as pontes." Para o ex-ministro das Finanças, as pontes "têm pouca equidade social, uma vez que os beneficiados são essencialmente os funcionários públicos"

Tolerância de PONTO - meio dia, dia ou dias, em que o GOVERNO "tolera" a não marcação de ponto, ou seja, esse meio dia, dia ou dias aos funcionários públicos. Ressalvo que, os funcionários não são obrigados a gozar dessa tolerância e, que me lembre, no ano passado resumiu-se ao dia da véspera de Natal e a terça de Carnaval (sem certeza absoluta).
PONTE - Ligar um feriado à terça ou quinta com um dia de férias pelo meio (na segunda ou sexta, respectivamente), criando um fim de semana prolongado.

Esclarecido isto, eu pergunto. Têm a certeza que só na Função Pública é que se goza PONTE?

9 comentários:

  1. Bem, olha, há dois anos que não tenho pontes nem tolerância nem nada de nada. Em vez de nos darem o dia, somos obrigados a pôr dia de férias. Só este ano, foram 5 dias de férias que foram ao ar só por causa das "pontes". E há 3 anos, o único dia que nos deram foi a véspera de Natal, mas no ano passado nem isso.

    ResponderEliminar
  2. Mas Karina, aí é que está a confusão que eu estava a tentar explicar, as pontes não são dadas. As pontes são sempre dias de férias que a pessoa decide pôr, as tolerâncias de ponto é que são dias dados e são exclusivos da função pública e as pessoas tendem a confundir os dois.

    A única coisa que me parece mal aí é obrigarem-te a tirar, mas ainda assim a entidade empregadora tem esse direito. Ia incomodar-me mais que me obrigassem a gastar 15 dias de férias em Agosto e há empresas que obrigam mesmo porque fecham.

    ResponderEliminar
  3. Oh, estás a pregar aos peixes, ninguém quer saber. Em vez desta palermice de abolir feriados, lucrava-se mais em os encostar aos fins de semana, mas é tudo fogo de vista, é só fumaça.

    ResponderEliminar
  4. Quer dizer, pode haver empresas que queiram "dar" o dia para o funcionário fazer ponte, mas nunca vi :P

    ResponderEliminar
  5. Izzie, não querem saber mas têm de saber antes de virem dizer que os funcionários gozam muitas "pontes" e que todos nos andam a pagar as "pontes". Se gozam é porque o superior autorizou essas férias, porque são dias de férias.

    ResponderEliminar
  6. Fuschia: eu por acaso conheço muita gente que têm pontes dadas. Concordo com a Izzie: era preferivel encostar o feriado ao fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  7. Tens razão, e me mate sempre que pode marca férias para os dias entre feriados e fins de semana, que não lhos dão (privado). Mas há sítios no público onde se faz uma "vaquinha", que já ouvi contar. Acredito que são poucos, mas aí o problema é da chefia, que autoriza rambóias dessas, e acabava-se com a coisa por circular, ora.

    ResponderEliminar
  8. Karina, bem se há empresas que o fazem, melhor. Se a empresa o suporta. Pessoalmente acho que no privado só me deram a tarde do dia 24 Dezembro.

    Izzie, pois não sei. Também há empresas que fazem bancos de horas, horas a mais para depois tirar dias.

    ResponderEliminar
  9. infelizmente as chefias no público andam muito mal e fecham aos olhos às 'pontes' irregulares, ou seja, aquelas que não são férias, não são tolerância de ponto nem nada.

    ResponderEliminar

Digo eu de que: