quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cá dentro ou lá fora


Já percebi que não fui talhada para uma volta ao mundo, mas no entanto há países que me acompanharam durante a adolescência e pelos quais fui desenvolvendo um imenso carinho e curiosidade de os conhecer. Sempre pensei que a curiosidade pelo "fora de portas" fosse uma característica intrinsecamente humana e que todos o sentissem. Mas recentemente percebi que não. Fui conhecendo pessoas, algumas próximas, que nunca viajaram para fora de Portugal (e poderiam-no ter feito) e não têm qualquer interesse em conhecer o que se passa para lá de paredes nacionais. Não são bichos de se enfiarem em casa, pelo contrário, acumulam anos e anos de férias a descobrir e redescobrir recantos em Portugal e falam com carinho de paisagens transmontadas e alentejanas. Por um lado acho estranho que alguém não sinta mesmo qualquer curiosidade em conhecer nenhum País que não o próprio, por outro, invejo quem se sente tão feliz com o próximo, com o que está à mão, com o mais fácil, com o conforto de uma língua e costumes conhecidos, gozando de paisagens sempre familiares. Deve ser tão mais fácil assim.

3 comentários:

  1. Concordo tanto, deve ser tão mais fácil. Mas também deve ser muito menos interessante. Acho que prefiro ser eternamente insatisfeita por tudo o que não vou ver e feliz pelo que vejo do que satisfeita por não querer ver mais nada do que o que me rodeia :)

    ResponderEliminar
  2. Há muita gente que acusa "ah, sempre a irem lá para fora, este país tem coisas tão lindas". Pois tem, mas vai-se vendo, e lá fora é melhor ir enquanto se pod€ e se tem genica.

    ResponderEliminar
  3. diasdetelha, talvez seja menos interessante, mas talvez seja uma existência mais pacífica e plena, não sei :)
    Izzie, não gosto do argumento de que agora temos que gastar o dinheiro todo cá, incluindo o das férias, até porque sempre achei que os portugueses sofriam de estreiteza mental derivado de viajarem pouco, o que felizmente começa a mudar. Vai-se vendo e até com criançada e na velhice, se consegue ir vendo, já o ir para fora... (não vou à India com artroses :P)

    ResponderEliminar

Digo eu de que: