sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Eu também quero ajudar a Margarida (e até gosto dos desenhos mas)

Eu também já estive na situação da Margarida e sempre paguei a segurança social, mesmo não concordando com a injustiça que é pagar-se muito mais como trabalhador independente com pouco ou nada em retorno. Mas caramba, se não pagar, não é óbvio que mais cedo ou mais tarde isso se vai virar contra mim?

Uma coisa é trabalhar-se numa empresa durante 30 anos e depois descobrir que afinal o patrão nunca descontou para a segurança social e não se tem direito a nada. Mas quando sou eu que tenho o ónus de a pagar, é um bocadinho difícil ignorar o facto, não? 

2 comentários:

  1. Conheço alguns casos parecidos que depois receberam a 'conta' com juros de meter medo. Acho, sinceramente, que a maioria dessas pessoas esteve muito tempo a assobiar para o lado a ver se a coisa passava... Acontece o mesmo com o irs e com as despesas elegíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que é um bocado isso. Eu também tinha amigas que o faziam, porque o que recebiam era tão pouco que se pagassem a seg. social não compensava quase com o que gastavam de gasolina, e afins para ir trabalhar. Mas quer dizer, se um dia aparece a dívida (e provavelmente com juros, como é típico da seg. social) então é que não compensa mesmo e mais vale assumir-se isso logo à priori.

      Eliminar

Digo eu de que: