terça-feira, 9 de abril de 2013

O mistério das edições esgotadas


Dizem que são editados milhares de novos livros em Portugal por ano. Não duvido. Mas as reedições são um mistério das Bermudas. Lembro-me de ter levado a faculdade toda à espera de uma reedição de um livro esgotadíssimo em português e que eu não tinha coragem de ler em inglês (apareceu há pouco tempo e já não quis saber).

Agora de novo deparo-me com esta dificuldade em encontrar, em português, livros de áreas específicas. Freud por exemplo, em Portugal é editado pela Relógio d'Água. Está tudo esgotado e sem edições novas há imenso tempo. O que se encontra é um perdido ou outro em livrarias, mas nem vale a pena encomendar, que a editora não está nem aí. Não percebo porquê, é uma coisa que se há de vender sempre, se calhar não com a tiragem da Filha do Capitão, mas provavelmente durante muito mais tempo.

Há a agravante de, caso o livro esteja a ser editado em português, não pode ser vendido em Portugal na versão brasileira. Portanto, quem tem os direitos não edita, os que editam não podem vender cá. 

Resultado, virei-me para os alfarrabistas, para o olx e o coisas. Livros usados, venham eles. Assim como assim, é uma alegria saber que daqui a 5 anos ainda irei conseguir se quiser, vender estes livros todos de psicanálise e psicologia porque pelo andar da carruagem, ainda estarão esgotados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digo eu de que: