quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ter ou não ter 40 horas semanais

Nesta história do aumento das 40 horas mais uma vez ignora-se o óbvio e tudo o que se fala sobre o assunto parece-me uma conversa de surdos. O problema não está no aumento do horário de trabalho para 40 horas como os comuns dos mortais. Eu também acho que toda a gente teria a ganhar em aumentar-se este horário sobretudo pelo alargamento do atendimento ao público. O problema está neste mau princípio de se estar constantemente a alterar as regras do jogo e desta vez, de forma definitiva (os subsídios eram supostamente uma medida temporária).

Aumentar o horário de trabalho e continuar a receber o mesmo, parece-me sobretudo um mau principio e uma caixa de pandora que não deveria ser aberta. 7 ou 8 horas por dia é subjectivo, nada nos garante que daqui a meia duzia de anos não se lembrem de nos pôr o horário de 10 ou 12 horas por dia como os chineses. Nada é desculpa para alterar um elemento do contrato sem nenhuma contrapartida para o trabalhador.


1 comentário:

  1. O problema é fazer essas 40 horas. Na verdade a maioria das pessoas já o faz (sim, mesmo na função publica) e isto é uma forma apenas de desvalorizar o trabalho (e despedir pessoas - ah, com mais umas horitas de cada um podemos despedir fulano e sicrano). E isto funciona para a função publica e para o privado...

    ResponderEliminar

Digo eu de que: