sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Meu querido mês de setembro


Sempre adorei o burburinho de setembro do retorno às aulas, da compra de novos cadernos e canetas, de cheirar os novos manuais, de arrumar tudo na mochila, de voltar a ver as caras amigas. Ainda consigo reviver um pouco desse entusiasmo sempre que entro num supermercado e vejo a parafernália do regresso às aulas.
Faço anos em setembro e é também aqui que faço o meu balanço e reinicio o meu ano pessoal. Por coincidência, trabalho numa faculdade e também em setembro observo ano após ano esta instituição a recomeçar mais um ciclo, com as recepções aos novos alunos, com os pais orgulhosos escondidos atrás de pilares e as infernais praxes que me atazanam o juízo durante semanas.
Meu querido mês de setembro, para mim é aqui que tudo recomeça, quem é que inventou janeiro?

4 comentários:

  1. Algumas pessoas não gostam de Setembro pelas diversas razões; é o vento que sopra sem parar, é o Verão que parte prematuramente, mas sem dúvida que Setembro é o ciclo das aulas, dos ginásios e até das compras de Natal. Já que o marco cronológico começa, para si, em Setembro, espero que seja um grande ano. Para mim é o começo do frio que tanto adoro e que, refastelado no sofá embrulhado numa manta, me distraio com os livros, filmes e pensamentos. O começo é sempre bom, seja ele o que for. O ano devia começar em Outubro. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso só há muitos poucos anos consegui começar a apreciar o Outono. Percebi que quando vivia em pleno o Verão, chego a uma altura em que já só desejo uma desculpa para ficar enroscada no sofá em vez de ir pela milésima vez à praia.
      Só ainda não descobri a piada do Inverno. Tirando o Natal e a passagem de ano, aquilo é uma travessia do deserto, mas com frio e dias curtos. A propósito, mas quem é que faz compras de Natal em Setembro? :P E se quiserem trocar?

      Eliminar
    2. Penso que só com a idade – digo isto porque somente há 10 anos é que tenho esta sensação -, chegam outros gostos, inclusive o gosto pelo Inverno. Hei-de chegar a esse ponto. Quando somos crianças só gostamos do Verão – férias, praia, amigos-, a Primavera fica para a adolescência de namoros e namoricos. Mas o Outono é tão bom. Desde a panóplia de cores, do vermelho ao laranja, tudo faz sentido e as primeiras chuvas fazem enroscar-me numa manta e ficar pelo sofá ao som do burburinho da água.

      Quanto às famigeradas prendas, há sempre quem compre os presentes “politicamente” correctos a preços muito em conta e, pelo que consta, faz-se em Setembro. Não sei onde algumas pessoas vão buscar estas ideias, mas tenho amigos que o fazem. Quanto às trocas, vou inteirar-me da situação. Acho que é uma boa pergunta. Já eu, é no dia 23 ou 24 de Dezembro, pois só trabalho bem com a pressão. Nessa altura, todas as prendas fazem sentido. :)

      Eliminar

Digo eu de que: