terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Agora tenho um novo ponto de comparação para coisas idiotas

Aviar livros para tratar a depressão parece-me tão idiota quanto sortear carros para diminuir a fuga ao fisco.

7 comentários:

  1. Eu não acho necessariamente ridículo - é recomendado para alguns casos de depressões leves a moderadas, e aí muitas vezes são recomendadas outras coisas que aliviam o stress e a ansiedae, propiciam sensações de prazer (o desporto, por exemplo) e que alegram rotinas, pelo que ler um livro não me parece mal.

    ResponderEliminar
  2. Mas o que é uma depressão leve a moderada? É quando a pessoa não pensa em suicídio? E porque é que receitam anti-depressivos como se fossem aspirina? Eu diria é que talvez os anti-depressivos sejam receitados a eito porque são poucos os que têm dinheiro e vontade para fazer psicoterapia.
    Não questiono que actividades prazeirosas sejam bons anti-depressivos, como por exemplo ler um livro. Mas olhando para alguns dos livros prescritos não me parece que esse seja o objectivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (e talvez se chame depressão a demasiadas coisas que podiam ter nomes diferentes)

      Eliminar
    2. Não sei, claro - eu já tive uma depressão que claramente não era a mesma coisa que estar triste e que foi correctamente diagnosticada. Mas não era demasiado grave, não contemplava pensamentos de suicídio (não digo que não haja sobre-diagnóstico, não sei nem tenho como avaliar, mas se não existir mild depression, que foi o que me diagnosticaram a mim, tem de existir outra coisa muito depois de triste e antes de "quero-me matar") .Na altura disseram-me que medicamentos podiam ajudar mas que talvez conseguisse sem.

      Decidi tentar e não me arrependi, mas as coisas que ajudaram implicaram algumas das coisas que esse artigo indicava como potenciais efeitos benéficos dos livros.

      (não li a lista de livros que recomendam e acredito que seja má)

      Eliminar
    3. O que eu questiono é ser ler um livro sobre ansiedade ou sobre como ultrapassar a bulimia possa ajudar a ultrapassar a depressão, como se se a pessoa se mentalizar com muita força que não está deprimida, talvez deixe de estar ou se ler dez tópicos sobre ansiedade a faça deixar de estar ansiosa. Parece-me até uma coisa um bocadinho fria, imaginar alguém a entrar pelo consultório com determinadas queixas de agorafobia e alguém lhe dar um papelinho de auto-ajuda com 5 ideias fabulosas que algum expert teve sobre a ansiedade.

      Eliminar
    4. Não tenho certeza do que seja uma mild depression, mas talvez em português o equivalente seja a distimia (mas sem quaisquer certezas).

      Eliminar

Digo eu de que: