quarta-feira, 7 de maio de 2014

Big Brother Finanças

Fui hoje pela primeira vez ao site e-fatura e ainda não recuperei completamente do baque de ver todas as minhas compras (com nif) escarrapachadas numa lista, desde as despesas da pastelaria à farmácia. Olhei para o céu mas não parece estar a vir o fim do Mundo.

9 comentários:

  1. E é por isso que não peço factura com nif, ninguém tem nada a ver com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assustador. Sabem quantos pastéis de nata ando a comer e quanto gasto no Celeiro. Não peço mais nada com nif.

      Eliminar
  2. cuidado com isso de não fornecer logo o nif, caso tenhas actividade aberta (rend. cat. B, mesmo que os rendimentos sejam zero euros). Nesse caso terás de ir lá ao site das finanças declarar se a compra foi feita ou não foi feita no âmbito da tua actividade, sob pena de as facturas não serem consideradas para descontar no teu IRS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho actividade aberta mas há anos que nem passo recibos. nenhuma daquelas despesas é para descontar por causa da actividade.

      Eliminar
    2. precisamente. Se não estou em erro, há um pop up com uma mensagem de dupla negativa meio confusa que tem de se responder, precisamente nesses casos. (se não, parece-me que eles presumem que as despesas foram por causa da actividade e já não entram para descontar no teu IRS o tal benefício novo que introduziram)

      Eliminar
    3. olha não dei conta de nada. mas de qualquer forma não estava à espera de grandes descontos com a conta na pastelaria e do celeiro. incomoda-me tanta informação minha ali disponível nem sei bem para quem nem para quê.

      Eliminar
    4. pois.. mas só tu a vês, e isso já é uma grande coisa.
      Eu nunca peço factura em lado nenhum, sou uma preguiçosa de primeira (mentira, não me apetece ser eu a substituir-me a uma função do estado que é fiscalizar), até porque faço poucas despesas nos sítios que dão direito a desconto, mas se pedisse factura de certezinha que não dava o meu NIF (mas isso sou eu, que vejo Big Brother em todo o lado)

      Eliminar
    5. há coisas que têm o nif por defeito (como quando uso o cartão de cliente no celeiro) mas os outros, desde que me dêem factura, acho que não há grande vantagem para o consumidor em dar o nif (a não ser que queiramos o carro :P)

      Eliminar
    6. pois... eu podia dizer em bom vernáculo que também não estou interessada na merda do carro oferta desse bando de malfeitores e patifes...(não que o carro em questão seja de merda, ao que sei é de gama alta e tal, mas eu não tenho posses suficientes para o manter, nem sequer o tempo necessário a vendê-lo, de maneiras que...é isso, não me interessa)

      Eliminar

Digo eu de que: