segunda-feira, 14 de julho de 2014

Férias em agosto é um desgosto

Agosto era aquele mês que eu passava alegremente a trabalhar e a ver a decadente volta a portugal ao almoço e ao lanche enquanto aguardava pelas minhas férias em setembro (na semana dos meus anos de preferência), onde normalmente também ia alegremente para fora. Mas desde há uns anos para cá que tenho férias obrigatórios nos primeiros 15 dias de agosto. E assim se derretem metade das minhas férias num mês que sempre detestei por tudo: pelo calor a mais, pelas pessoas a mais e pelo valor a mais com qualidade de férias a menos. 


Em anos anteriores já tentei o norte, já fui para o centro, mas agora queria ir para o sul sem morrer de calor no meio do alentejo (praias fluviais cadê?) mas também sem as multidões do algarve. De repente o País parece-me pequeno e sobrelotado. Porque não ides todos para fora de férias hein?

19 comentários:

  1. estou nesse barco também. Desde há uns anos que sou obrigada a tirar férias em Agosto, pelo menos sempre a segunda quinzena. Grrrrr.
    Quanto a destinos, alentejo já fui uma vez para a barragem do alqueva.
    Tripadvise:
    Está bastante calor. Muito quente, mas aguenta-se com chapéu e protector solar.
    A água não é muito refrescante, porque é baça e tem uma espécie de mosquitinhos ou lá o que é. Dá ideia que poderá não ser bem oxigenada o que nunca será bom sinal.
    Mas para onde eu fui estava praticamente desértico de turistas: zona de Reguengos de Monsaraz, que achei que era o mais barato em termos de alojamento pertinho da água. Mesmo assim não é muito, porque são casas de turismo de habitação. Mas era bonita, no meio do campo, excelente pequeno almoço, muito relaxada, tinha piscina e estava praticamente sem hóspedes, pelo menos à vista. Teve o bónus de ter observação das estrelas com um telescópio no telhado.

    Outra zona que também é bonita e não tem assim tantos turistas, no Alentejo, é um sítio chamado Pulo do Lobo, que fica no Guadiana, mesmo na raia de espanha. É lindíssimo, remoto, e tem ingredientes de aventura e é dentro do parque natural do vale do guadiana. A localidade mais perto para ficar, que é muito linda, é Mértola, e há várias casas de turismo também por lá. Obrigatório visitar nas redondezas a antiga Mina de São Domingos (há lá também um hotel bom, mas carote).
    Para Pulo do Lobo podes também ficar em Serpa.

    Depois sem ser isso, olha, também já fiquei no Alto Alentejo, na barragem de Montargil. Aí tens muitas opções de alojamento. Deve haver mais turistas, porque a pesca e barcos já há lá há muitos anos, mas acho que mesmo assim poderá não ser muito mau. E tens sempre a bela comidinha alentejana!

    ResponderEliminar
  2. O único sítio onde estive que estava deserto mesmo era perto de uma aldeia em trás-os-montes onde havia uma espécie de hotel (casa de hóspedes ou assim). Mas não havia nada. Cabras, vacas, galos e galinhas. Uma piscina. Internet. De resto absolutamente nada. Não é para toda a gente, e poucas pessoas se querem num sítio assim mais de uns dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Snowgaze! fantástico, diz-me que sítio é esse porque eu este ano escolhi precisamente Trás-os-Montes que é a única região de Portugal que conheço menos bem. Já planeei o percurso todo mas ainda não me decidi quanto a alojamento.

      Eliminar
    2. Espera aí que vou ver se encontro (se não for já é mais logo, que tenho que sair).Vou ver no mapa, que aquilo é no meio do nada (mas perto da minha zona) e já não me lembro do nome. E não é fácil de encontrar de carro, aviso já ;) (mas encontra-se!). Saiu na Visão há uns anos, mas não pode ter muita gente, porque aquilo só tinha meia dúzia de quartos. E aviso que não há rede de telemóvel.

      Eliminar
    3. isso soa-me tudo a perfeição inigualável!! fico a aguardar ansiosamente. Mil obrigados, Snowgaze!

      Eliminar
    4. pronto, respondi no thread errado. É a quinta dos castanheiros, aqui. Tem estradas lindas pelos montes nessa zona, eu fiquei com vontade a dar passeios de mota por lá, vazias, vazias. Mas atenção que agosto é altura de emigrantes e pode ter mais gente - e as respectivas festas das aldeias todas. Ainda assim, duvido que haja sítios mais sossegados.

      (não tens de quê, a.i.). Se fores para lá e quiseres jantar no dia da chegada, telefona para lá a avisar, porque não há restaurantes e depois têm que te desenrascar alguma coisa na cozinha (para mim descongelaram umas fêveras de porco)

      Eliminar
    5. obrigada!!

      parece-me fantástico!!!

      E eu não me importo nada com emigrantes. Eu gosto muito de emigrantes :D

      E anotei devidamente essa dica da comida na chegada.

      ehpa, jáganhei o dia à conta disto. espectacular!!

      Eliminar
    6. Esqueci-me de avisar do calor. Em trás-os-montes temos 9 meses de inverno e 3 de inferno. Agosto é muito quente, e mesmo que haja vento, também é quente. Mas há zonas de rio (sabor, tua, e riachos), e a barragem do azibo (que vai ter muita gente na praia, porque é verão e aquilo está na moda), mas tem um circuito de manutenção à volta que é mais sossegado Vai de manhã cedo, que é mais calmo e menos quente. E para Bragança há o parque de Montesinho que também vale a pena.

      Eliminar
    7. oh,sim, claro, eu vou preparada para calor, no worries. Eu já estive em agosto na serra do marão e em bragança também e sobrevivi para contar a história eheheh.
      Precisamente desta vez o objectivo da viagem é mesmo esse.
      Parque de montesinho + parque do douro internacional e vale do Tua :D

      Eliminar
    8. (Eu não saio daqui hoje.) Em alfândega tens o spa, se quiseres uma massagem com vista para os montes, ou sentar-te no jacuzzi, ou apenas tomar um café. Aconselho a ir durante a semana, que aquilo no fim de semana está cheio de malta do porto e lisboa, mais os locais que vão lá tomar café porque a vista é linda - apareceu nos cartazes de promoção do turismo de portugal há dois anos. Vê aqui.

      Eliminar
    9. ah,obrigada, parece muito lindo mas quanto a esse :
      (1) é um pouco acima do meu bidget
      (2) não faço questão de spa

      Mas, de certeza que em ficando no nosso caminho, não deixaremos de ir ver a vista e tomar café! obrigada!!

      Eliminar
    10. (confesso que não vi os preços, sou das que vai lá tomar café)

      Eliminar
  3. Encontrei: vê no booking.
    http://www.booking.com/hotel/pt/quinta-dos-castanheiros-turismo-rural.pt-pt.html?sid=2b6cccd035eea536498ace0c42e7a9b7;dcid=4;ucfs=1;srfid=2710a3fc23688b125c8b7b455c3a3ce46f0ec4efX8

    ResponderEliminar
  4. Ah, e já que estamos em dicas. Fuschia, isto não é Alentejo, mas também é serra muito bonita. A Serra d'Aire e Candeeiros tem parque natural e lá no meio há uma aldeia remota q.b (com emigrantes!) e sem turistas chamada Mendiga. Tem casa de turismo, com piscina com vista para a Serra. Se quiseres, também te indico o nome.

    (nota-se muito que adoro falar e planear férias? nem que sejam as dos outros... eheheh)

    ResponderEliminar
  5. meninas i love yous, vou ler isto com muita atenção daqui a pouco.

    ResponderEliminar
  6. Bom, baralhando e dando:
    - reguengos de monsaraz, mourão, etc era o que estava a pensar e estava precisamente com essa duvida de onde raio é que eu ia à iágua e água lamacenta deixa lá;
    - pulo do lobo sim sei onde fica, mas dá para nadar?
    - montargil vou ver;
    - quinta dos castanheiros pareceu-me muito bom e com um preço bastante bom para a época. mas vou ter de ir ao centro do país e voltar para lisboa para entregar a gata, não me apetecia voltar a subir :/
    - alfandega da fé ando para ir lá há séculos, ainda não fui por ser muito fácil arranjar desculpas para não se subir 400km;
    - serra d'aire e candeeiros estive lá o ano passado.
    - ai, tou a ver que vou acabar no mesmo sitio de sempre, raios parta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a água não é lamacenta, ainda tomei lá umas boas banhocas. Não é é aquela água fresquinha que estamos habituados na praia. Mas pode ser que de ano para ano mude. Mas na barragem de montargil a água é mais fresca.
      No pulo do lobo que eu saiba não dá para nadar, aquilo fica num fundão, nem podes levar o carro até lá ao fundo, é só um passeio de que nunca mais te vais esquecer na vida. E para nadar, ali há muitos hotéis com piscina.

      Eliminar
    2. olha optámos por castro marim. sempre está ali a meias entre algarve e alentejo. e era do mais barato dentro do algarve.

      Eliminar
    3. Depois diz como correu! :) Ando à procura de um sítio com as mesmas características mas para Setembro.

      Eliminar

Digo eu de que: