sexta-feira, 4 de julho de 2014

Houston, the cat has a problem


A minha gata é obcecada por comida. Não estou a brincar, é mesmo. Não é fome, é um desespero por comer a toda a hora e todo o instante. Eu não sei se é por ter estado na rua e ter passado fome ou se já era assim, nunca vou saber.

"Todos os gatos são assim".
Não, não são, porque já tive vários gatos e conheço vários outros gatos que por exemplo, conseguem co-existir com uma tigela de biscoitos na cozinha que vão comendo ao longo do dia, quando têm fome. A minha não. Se há biscoitos, é para comer.

"Ah mas ela está sempre à procura de comida porque é um predador, é normal"
(esta foi do veterinário). Pois tá bem, mas até os predadores sossegam quando comem e não estão o dia todo a caminho da cozinha a ver se cai alguma coisa na tigela.

"Ah mas os gatos só comem até estarem cheios, se tem fome dá-lhe de comer."
Ok. Para tirar as teimas pusemos a dose para 4 dias a ver se ela parava quando estivesse cheia. E ela comeu tudo em escassas horas, arrastando-se pela casa nos intervalos. Não sossegou enquanto não viu o fundo à tigela (e depois pediu mais).

"Ah mas se ela nunca fica saciada pode ser a comida que não presta, compra melhor".
A comida é de veterinário e o peso está estável, por isso está a comer o que precisa. E dou-lhe frango e latas de vez em quando para compensar com proteína que os biscoitos possam não ter.

"Ah mas se ela te acorda às 7h para comer, mete-lhe comida na tigela à noite enquanto ela dorme".
Dorme, quê, hein? Ela não dorme enquanto há pessoas acordadas. Porque pessoas acordadas podem ir à cozinha e dar-lhe de comer.

Bom, então recorremos ao plano C ou D ou E, já não sei bem: Alimentador automático com 6 doses. Alguma confusão inicial: agora ela não sabe se corre para a cozinha ou para a máquina. Prevemos que se mantenha baralhada nos próximos meses. Espero que ela se acalme com a certeza de ter sempre ali a máquina e de comer a horas certas, estejamos ou não em casa. Espero não chegar a casa com a máquina virada do avesso. Espero também que pare de me acordar às 7h ao fim de semana e pare de dar saltinhos na cama durante toda a manhã até alguém se levantar. Na pior das hipóteses começa a ronronar à máquina. 

6 comentários:

  1. espectacular! quem me dera ter tido essa ideia, em tempos. a minha cadela era exactamente assim, nunca tinha visto. acho que era capaz de comer até morrer, era o que mais gostava e parecia que vivia para isso. era coisa para desesperarmos. tínhamos de ter cuidado para esconder a comida (e lixo trancado, inclusivamente) e NUNCA mas nunca deixar o que quer que fosse em cima das mesas.
    era um suplício :/
    sempre atribuímos à fome (e ao stress) que passou antes de nos chegar.
    uma coisa destas podia ter dado jeito, se bem que eu sempre a vi como um caso perdido.
    boa sorte! espero que a experiência corra bem, sinceramente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, comer até cair para o lado. Não tem a ver com necessidade, parece-me psicológico. Até pode ser um caso perdido, mas desde que me permita dormir mais um bocado de manhã, fica ganho :/ nós também achamos que possa ter a ver com o abandono, mas não sei se é possível surgir tanta obsessão por um mês ou dois na rua.

      Eliminar
  2. A minha é comilona e gulosa, mas dá para lhe deixar comida para o dia todo. Come pouco de cada vez e, quando enfarda mais, vomita (suspiros). A tua gata tem um botão desligado, só pode, julgava que só os cães comiam tudo o que lhes punham à frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, confere: odeia gatos, adora pessoas. Se calhar acha que é cão :P

      Eliminar
  3. Já tive gatos de toda a espécie por isso treinei bem o que tenho agora. E, para minha surpresa, resultou: só pede comida quando alguém se levanta: pode ser às 6h ou às 11h, para ele é igual. (tive uma gata que me acordava às 4h da manhã para comer - e aspirava toda a comida que via, era tipo peixe - Izzie, eu tive uma cadela que podia ter comida para uma semana, racionava tudo muito bem. infelizmente os gatos da rua vinham comer-lhe a comida, era uma chatice). E podemos deixar-lhe comida para o dia todo. Claro que nesses casos come mais do que devia mas não é horrível como com a outra gata. Essa, quando íamos de fim de semana comia tudo antes de chegarmos ao carro.
    Acho mesmo que depende da personalidade de cada um.
    depois vem contar como corre com esse alimentador, ok? Gostava de ter um para os fins de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também sempre a tentei educar, não lhe dando comida fora das refeições, não come comida que estejamos a comer, etc, mas nada disso acalma a fome que ela tem constantemente e as esperas que ela nos faz à porta da dispensa.

      deixa lá ver mais uns dias de alimentador e depois faço um balanço :)

      Eliminar

Digo eu de que: