sexta-feira, 27 de março de 2015

"Is there a murderer here? No. Yes, I am. I am a villain. Yet I lie. I am not." *

Um piloto que se despenha com um avião cheio de gente é como um médico que decide matar uma enfermaria inteira. Tem algo de contra-natura. Eu própria que nunca tive medo de voar (excepto na turquia mas porque aquela porra parecia uma lata com asas), fiquei em choque imaginando as mil e uma pessoas conhecidas que podiam estar naquele avião a caminho de um destino nada exótico e imaginando a minha viagem aos açores para este ano, mas de barco.

À parte do choque que a morte absurda nos causa, observo com alguma preocupação esta procura desenfreada de respostas: "Ah ele estava deprimido". E procuram-se agora cartas de suicídio, baixas psiquiátricas, sinais da anormalidade de uma pessoa com problemas. A depressão pode ser causadora de actos inesperados e desesperados, e o suicídio é como se sabe tantas vezes um acto agressivo para os próximos, mas ainda assim não é sinónimo de rebentar com um avião no meio dos Alpes.

Façamos como a aviação, procuremos o que correu mal e podemos fazer melhor e usemos isso para compreender melhor a vulnerabilidade** e complexidade humanas mas não para criar um fosso ainda maior entre os "normais" e a doença mental.

* de shakespeare e deste bonito artigo.
** ok duas pessoas no cockpit a partir de agora. mas meus queridos, se um se quiser matar, pode sempre dar uma marretada na cabeça do outro, certo?

a propósito: http://www.theguardian.com/world/2015/mar/28/germanwings-plane-crash-alps-depression-doctor?CMP=fb_gu

3 comentários:

  1. Eu sofro de depressão. E quando tenho crises, a dor é tão forte que nem se consegue descrever. Não fazia ideia do que era, até ter esta doença. Sentirmo-nos tão mal, mas tão mal que é preferível morrer a continuar assim. É um sofrimento que não é obvio, que não se vê. Agora que, infelizmente, o conheço entendo bem o que é a depressão. No entanto, as ideias suicidas nunca são (pelo menos no meu caso) com a intenção de agressividade, de ferir alguém. são apenas para parar com o meu sofrimento.
    Por isso não entendo o que este piloto fez. Eu tenho filhos e família e quando estou com uma crise, penso (e repito constantemente) que se fizer alguma coisa os meus filhos e familia vão sofrer tanto. E é isso que me "impede".
    Este meu comentário (confissão) é só para que não se pense, como vejo muita gente dizer, que a depressão é uma doença de quem quer (ou quem não tem o que fazer) e um suicídio (ou só mesmo pensamento suicida) é para agredir alguém, ou magoar os outros.
    Quem me dera ficar bem, e não ter de passar mais por este sofrimento (que infelizmente, por muito que eu não queira, afeta sempre a minha família)

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Andrew Solomon contava numa ted talk que participou num ciclo de conferências e no 1º dia apresentou uma comunicação sobre a depressão. Depois da apresentação uma mulher veio ter com ele e disse lhe que estava deprimida há algum tempo mas que não contasse nada ao marido dela, que também estava a assistir aquelas conferências, porque ele era uma pessoa muito céptica e não ia compreender a depressão dela. No dia a seguir, o marido dessa mesma mulher veio ter com o Andrew, contou-lhe que lutava com a depressão há algum tempo e às escondidas da mulher, porque ela não ia compreender a depressão dele. Então ele ironizava dizendo que este casal partilhava a mesma cama e escondiam em sítios diferentes do mesmo quarto a mesma medicação, mas não partilhavam um com o outro que tinham a doença.
      Desejo melhoras e que não perca a esperança :)

      Eliminar
    2. esta história é impressionante. acho que vou anotar mentalmente para a contar a algumas pessoas :)
      obrigada!

      Eliminar

Digo eu de que: