quinta-feira, 11 de agosto de 2016

25 anos de cadeia para incendiários

Estou à espera da petição que responsabilize criminalmente as autarquias que não investem na prevenção de incêndios. A realidade é esta: vai sempre haver um gajo que gosta de ver tudo a arder.

5 comentários:

  1. Na casa ao lado da nossa no Minho, os proprietários, após o falecimento dos pais, não quiseram mais saber daquilo. O resultado foi ter ficado um matagal mesmo ao nosso lado com cobras, ratos e potencialmente perigoso em caso de incêndio. As pessoas vivem em França e não descansámos enquanto eles não vieram tratar daquilo, fizemos inclusive queixa. Eles acabaram por vir e ficámos mais descansados. Há também por aí muita gente que se esquece que tem responsabilidade sobre as suas propriedades. Não são obrigados a preservar as heranças mas no mínimo não podem constituir perigo para os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso é muito verdade.

      Ontem reparei que há muitos mais fogos no Norte do País do que no Sul e Centro (https://fogos.pt/) onde seria espectável. Uma amiga comentou comigo que podem ser as áreas onde são plantados mais eucalitptos, que são altamente inflamáveis nos primeiros anos (e normalmente são cortado aos 10 anos de vida para rentabilizar). Se for, quando são tomadas medidas sérias sobre isto?

      Mas não, tudo se torna mais justo se o gajo que pega no fósforo ficar 25 anos na prisão em vez de 8.

      Eliminar
    2. Pois, quando vi a petição também pensei o mesmo...

      Eliminar
  2. O povo que é culpados a balançar na ponta da corda, e pronto, esquece-se o assunto até ao ano seguinte. Agora ordenamento do território, obrigação de limpeza de matas e terrenos, fiscalização, um corpo de guardas florestais que se veja, bombeiros com meios, ui, pensar nisso dá dores de cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como uma crucificaçãozinha para animar a malta.

      Eliminar

Digo eu de que: