quinta-feira, 10 de julho de 2014

Nem tanto ao mar nem tanto à terra

daqui

Comprei chia. Se sabe bem? Olhem não me sabe a nada, porque misturo aquilo com o iogurte e aveia e basicamente marchava tudo o que lá pusesse. Mas também me dizem que é muito bom comer soja em vez de leite, que quinoa é que está a dar, que bagas de goji fazem maravilhas e em mil e um cereais e sementes de que nunca ouvi falar.

De repente é preciso um curso para conhecer tudo o que existe para comer. Já não basta comer aveia e trigo, fruta e alface. Não, agora no hype do anti-oxida-e-não-sei-mais-quê só se come de origem exótica: vêm da colômbia, do peru, do méxico, dos himalaias, da china ou do japão. E todas emagrecem, o que também me parece uma coisa um bocadinho injusta. Só os do reino bué bué longe foram abençoados com comida que emagreça de forma mágica (estou à espera que digam que também fazem crescer uns cm, isso seria óptimo), enquanto que nós aqui à beira-mar plantados só nos calhou cenouras e couve galega raios parta.

Já dizia o dalai lama que qualquer religião serve o mesmo objectivo, por isso mais vale ficarmos com a que está mais próxima de nós. Não dá para fazer isso com a comida? Já tou como o outro, a comida anda mais viajada que eu.

6 comentários:

  1. lolll, adoro estas modas… não faço ideia do que é isso de chia mas tem bom aspecto. Parecem passas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah na foto são bagas goji :) chia são umas sementinhas pretas pequenas.

      Eliminar
  2. isso, como dizes, são hypes, logo surge outra coisa que aparece como "a grande novidade" ou o novo milagre nas dietas, my ass.
    quem está verdadeiramente interessado em saúde/dieta/nutrição/gastronomia já conhece e usa algumas dessas coisas há anos. eu tenho é dúvidas se quem apregoa o consumo dessas coisas o faz mesmo porque gosta.

    eu não tenho nada contra isso, acho que se pode aproveitar o melhor dos dois mundos: do que temos por cá, que é bem bom, e de outras coisas, diferentes, que vêm de bué bué longe. já tenho conhecido coisas bem saborosas à conta disso :)

    (chia no iogurte é fixe porque o iogurte fica mais espesso, não sei, fica com uma textura porreira; bagas goji não gosto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério, achas que dá textura? Se calhar estou a ser demasiado modesta na quantidade que ponho..

      Eliminar
    2. acho que o limite é uma colher de chá/dia, pelo menos é o que diz no pacote que tenho - normalmente é o que ponho. deixo estar um bocado e entretanto elas vão inchando e criando essa espessura no iogurte (a textura faz-me lembrar quando deixas uma bolacha no iogurte e começa a empapar) :)
      acho que originalmente elas eram consumidas em bebidas (no fim de um tempo, incham e fica uma coisa gelatinosa - já experimentei mas não gostei nada...)

      Eliminar
  3. eu gosto da chia, fica com uma textura parecida com a tapioca, assim a atirar para o gelatinoso. A quinoa é que me decepcionou, só me faz lembrar a comida dos pássaros..

    ResponderEliminar

Digo eu de que: