quarta-feira, 29 de julho de 2015

Só o sonho fica, só ele pode ficar.

Ela mostrava-nos o seu álbum de fotografias:
Olha eu no meu aniversário com 3 anos, aqui eu e a minha mãe (olha tens o nariz dela! sim, pois tenho!), eu e o meu pai a passear (também sou parecida com ele não sou? és sim. menos o nariz, o nariz é da minha mãe!), aqui eu e a minha prima, eu e o meu primo no baloiço (eras tão pequenina, eles devem ser tão crescidos agora!).

A mãe tão bonita e tão nova que vive a três estações de distância e não a vem visitar há anos, o pai que vive praticamente ao lado e nunca mais a veio ver sóbrio, os primos que nunca mais viu, o lar que nunca mais teve. E no entanto ali estava ela a mostrar-nos feliz todos aqueles bocadinhos.

Vai para uma família nova, uma família grande, com muitos filhos. Pela 3ª vez (nas anteriores as famílias desistiram dela a meio do processo de adopção). E ela estava feliz. Quem senão uma criança, para nunca deixar de acreditar que (ainda) tudo é possível?

Dizia-lhe "és tão corajosa, vais começar tudo de novo". Ela riu-se e disse-me "é a vida". Pois é.

4 comentários:

  1. Porra, pá. A vida é uma merda às vezes... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste para estes miúdos que têm já uma bagagem tão grande para levarem pela vida fora e triste para estes pais, que pelos mais variados motivos se perdem deles próprios, dos filhos e da vida.

      Mas é importante não perder a esperança de que vão ser felizes, eles pelo menos raramente a perdem :)

      Eliminar
  2. Pá. Pá.

    (não consigo entender que haja quem desista a meio de um processo de adopção, quando a criança já lhes está confiada, e a fazer a integração no meio familiar. se devolver animais é uma crueldade, crianças é indizível. também devolveriam um filho biológico? tipo, afinal não tem o feitio que gostávamos? é complicado? saiu-me um burro / psicopata / depressivo /deficiente? que merda, pá. há qualquer coisa muito errada, nisto. e falo também dos serviços que fazem a triagem dos adoptantes, porque ou não os prepararam para as dificuldades que qualquer adopção implica - sim, as crianças trazem bagagem - ou então seleccionaram gente que não está preparada, não quer ter um filho e dedicar-lhe o amor incondicional que merece, querem é um objecto/projecto de caridade. basta ler umas merdinhas genéricas para saber que uma criança adoptada até pode passar uma fase de lua de mel em que é um anjinho, mas mais cedo ou mais tarde vai por os pais à prova, até porque precisa de saber que eles passam essa prova, e os querem para o melhor e o pior. e são capazes de os amar no seu pior, e mais: ser fortes por eles, discipliná-los por eles, e nunca lhes tirar o tapete. foda-se.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, não sei que te diga.
      eu sabia que haviam devoluções de crianças adoptadas, mas nunca pensei que fosse tão frequente. Eu lido com muito poucas crianças, não mais de 6 e todas elas já tiveram tentativas falhadas. Alguns mais do que uma. Alguns as famílias desistiram no ultimo dia, já no tribunal. Mas quando chegam a este ponto já houve fins de semana, férias em conjunto. É mais um abandono. Mas também é verdade que há miúdos que não facilitam e boicotam a integração na nova família, isso é ponto assente. Há pais que tentam tudo e não conseguem dar a volta. Não os quero julgar.

      Mas há muitos mais que eu acho que não vinham preparados. Mesmo. Alguns vêm com a ilusão de que vai ser uma criança muito agradecida por ter sido resgatada da rua (uma espécie de cão, mas nas duas patas), e é o oposto. A dada altura zangam-se e querem destruir todos os laços, até porque na grande maioria dos casos os pais estão vivos e alguns manifestam de vez em quando a vontade de voltar a estar com os filhos para depois desaparecem durante meses ou anos, o que é muito violento e confuso. Há famílias que me parecem não ter parado para pensar um segundo sobre a decisão e sem negociarem o que a mudança pode implicar na dinâmica familiar. A dada altura desistem porque sei lá, o filho biológico começou a dizer que não queria um irmão coisa nenhuma. E aí eu acho que as instituições podem ter uma certa culpa. Acho que é importante preparar os pais e os filhos biológicos para a adopção e era importante que houvesse uma estrutura montada (que eu sabia não há, a não ser que os pais procurem terapia familiar no privado) para que estas famílias continuassem a ser apoiadas, porque é duro, estes miúdos são duros, a sério (eu fartei-me de levar porrada psicológica deles, não é fácil).

      Eliminar

Digo eu de que: